Published
12 minutos agoon
By

Brasil enfrenta uma onda de calor desde o começo do verão
A região do Vale do Paraíba inicia a última semana de 2025 com expectativa de diminuição do calor extremo que foi registrado nas cidades nos últimos dias. Ao mesmo tempo, há risco de temporais.
A forte onda de calor – que fez Taubaté, por exemplo, bater recorde de temperatura no ano quatro dias seguidos – deve ser encerrada nesta segunda-feira (29), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com informações apuradas pelo g1 com meteorologista do Climatempo e da MetSul, está previsto um enfraquecimento do bloqueio atmosférico que manteve as temperaturas altas durante o período do Natal. Esse sistema atua como uma “tampa”, impedindo a entrada de frentes frias e a formação de nuvens de chuva.
Com a perda de força desse bloqueio, o ar quente e úmido volta a circular com mais liberdade, permitindo a maior organização das instabilidades e favorecendo temporais no Sudeste, incluindo a região – leia mais sobre o risco de chuva abaixo.
O calor continua presente, mas sem os extremos da semana passada, mantendo a sensação de abafamento e elevando o risco de transtornos associados a temporais em diversas regiões.
De acordo com o Inmet, as máximas devem chegar aos 34°C nos municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte nesta semana.
Calor
André Kopsch/ NSC
Alerta para temporais
O alerta para onda de calor emitido pelo Inmet para toda a região nos últimos dias se encerra nesta segunda-feira (29). No mesmo dia, porém, um novo alerta entra em vigor: o de temporais.
Segundo o Inmet, todas as cidades da região correm risco de registrar chuvas forte nos próximos dias. Há possibilidade da chuva estar acompanhada de ventos intensos – que podem chegar a 60 km/h – e queda de granizo.
Chuva forte na região do Vale do Paraíba
g1
Estragos em Guaratinguetá
Em Guaratinguetá, a chuva chegou na noite deste domingo (28) e causou estragos na região do bairro Gomeral. A força da água acumulada danificou a cabeceira de uma ponte do bairro.
Equipes da Defesa Civil da cidade atuam no local nesta segunda-feira (29).
Apesar dos estragos, não houve registro de vítimas ou pessoas desabrigadas.
Estragos causados pela chuva em Guaratinguetá
Divulgação/Prefeitura de Guaratinguetá
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina