Connect with us

Noticias

PM afasta tenente que matou Leandro Lo das atividades policiais; ele está proibido de usar farda e receberá apenas 1/3 do salário

Published

on

PM afasta tenente que matou Leandro Lo das atividades policiais; ele está proibido de usar farda e receberá apenas 1/3 do salário




O policial militar Henrique Otavio Oliveira Velozo, preso por ter matado o campeão mundial de jiu-jitsu Leandro Lo, em agosto de 2022.
Reprodução/Instagram
O Comando Geral da Polícia Militar de São Paulo afastou o tenente Henrique Otavio Oliveira Velozo – julgado e absolvido pela morte do lutador Leandro Lo – das atividades oficiais da corporação.
Segundo a PM, apesar de a Justiça ter determinado liminarmente a reintegração dele à corporação, Henrique Velozo “não retornará às suas atividades normais até a decisão final do Poder Judiciário”.
A PM diz que, até o julgamento final do mérito da ação de reintegração, Velozo “ficará sujeito a um regime disciplinar específico previsto em lei, que determina o afastamento das funções, a proibição do uso de uniforme, o recebimento de apenas um terço da remuneração e a impossibilidade de ser promovido”.
Isso significa que o PM que matou o campeão mundial de jiu-jitsu vai continuar recebendo 1/3 do salário de R$ 14,6 mil do 49º Batalhão, onde é lotado, mas sem participar das atividades policiais.
O g1 procurou a defesa de Henrique Velozo para comentar o caso, mas os advogados não quiserem se pronunciar.
A decisão de afastamento foi publicada no Diário Oficial no último dia 1° de dezembro e foi tomada por unanimidade pelos membros do Conselho de Justificação da Polícia Militar, segundo a publicação.
Comando da PM afasta Henrique Velozo de atividades da corporação.
Reprodução
O que diz a nota da PM
“A Polícia Militar informa que o policial mencionado foi reintegrado à corporação, porém não retornará às suas atividades normais até a decisão final do Poder Judiciário. Durante esse período, ele ficará sujeito a um regime disciplinar específico previsto em lei, que determina o afastamento das funções, a proibição do uso de uniforme, o recebimento de apenas um terço da remuneração e a impossibilidade de ser promovido”.
Absolvição e reintegração à PM
PM que baleou e matou lutador Leandro Lo é solto em SP
Depois de mais de três anos preso pelo crime contra Leandro Lo, o tenente Henrique Otávio Oliveira Velozo foi absolvido da morte do lutador de jiu-jítsu em 14 de novembro pelo jurí popular que analisou o caso e considerou que ele agiu em legítima defesa ao dar um tiro na cabeça do atleta.
Por causa da absolvição, Velozo foi reintegrado à Polícia Militar de São Paulo em 18 de novembro, voltando a receber o salário dele em setembro foi de R$ 14,6 mil.
Segundo a PM, a reintegração “ao efetivo da corporação por determinação liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo, formalizada por decreto publicado em 28 de outubro de 2025”.
Os advogados de defesa de Henrique Velozo afirmam que a demissão do tenente anunciada no final de setembro pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi “ilegal, por desrespeitar o devido processo legal” e aconteceu antes do júri que considerou que Henrique Velozo agiu em legítima defesa ao dar um tiro na cabeça de Leandro Lo.
“A demissão decretada pelo governador do Estado de São Paulo foi antecipada e ilegal, por desrespeitar o devido processo legal, não aguardar o julgamento pelo júri, impor a perda de posto e patente antes do trânsito em julgado do Conselho de Justificação e suprimir vencimentos em afronta à presunção de inocência e à irredutibilidade remuneratória”, informou em nota os advogados Tiago Pereira Chambo de Souza e Claudio Dalledone Júnior.
Júri absolve PM acusado de matar Leandro Lo
“O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo reconheceu tais vícios e, em decisão liminar, suspendeu integralmente os efeitos do decreto demissional e determinou o restabelecimento dos vencimentos, tornando sem efeito o ato do Chefe do Executivo até decisão definitiva. Referido processo administrativo deverá considerar a absolvição do júri por legítima defesa”, alega a defesa do PM.
Em outubro deste ano, a Justiça comum atendeu pedido da defesa de Henrique e anulou a decisão do governo de São Paulo, que havia demitido o PM, voltando a pagar os salários dele.
O g1 questionou a pasta da Segurança Pública (SSP) sobre que tipo de atividades o tenente vai assumir na sua volta à corporação, após mais de três anos preso no Presídio Romão Gomes, mas a resposta foi de que “os procedimentos internos para a reintegração já estão em andamento”.
O crime contra Leandro Lo ocorreu em 7 de agosto de 2022, durante show de pagode do grupo Pixote no Clube Sírio. O PM e o lutador tiveram uma discussão dentro do clube e Velozo disparou um tiro na cabeça do campeão mundial de jiu-jítsu.
Henrique ficou mais de três anos preso preventivamente, acusado por homicídio doloso (intencional) triplamente qualificado por motivo torpe, perigo comum (ter colocado outras pessoas em risco) e recurso que dificultou a defesa da vítima.
Após a sentença de absolvição do júri por legítima defesa, a Justiça soltou o PM no sábado (15).
Perdão para a família
PM que matou Leandro Lo pede desculpas à família de lutador
Na segunda-feira (17), após a absolvição, Henrique Velozo gravou um vídeo público pedindo perdão para a família de Leandro Lo pelo crime.
“Eu vim aqui para pedir perdão. Eu estive durante 3 anos e 3 meses encarcerado e hoje eu posso dizer que eu tive uma experiência única e eu tive um encontro genuíno com um Deus forte, um Deus poderoso em que eu já conhecia, mas que hoje eu posso falar com toda certeza e convicção que ele é comigo e está na minha vida”, falou o tenente sobre o tempo que passou na prisão e sua fé.
Ainda na gravação, Henrique contou, sem dar detalhes, que o que ocorreu no evento o deixou numa situação sem escolha, que foi, segundo ele, a de atirar para não morrer.
“E em nome dele, eu preciso fazer um pedido, que é um pedido de perdão, um pedido de perdão aos familiares, a mãe, ao pai, a irmã, aos amigos e a todas as pessoas que amavam Leandro Lo, mas também gostaria de esclarecer que nesse dia, nesse trágico dia, eu fui colocado em um limite, um limite que eu não gostaria de estar, onde eu estive…”
Henrique foi sucinto no vídeo ao contar que agiu em legítima defesa. Mas no seu interrogatório no julgamento, o PM alegou que foi obrigado a sacar a arma de atirar para se defender, depois de ser agredido e ameaçado por Leandro e os amigos dele, lutadores de artes marciais.
“Onde eu tive, infelizmente, que sujar a minha mão pra poder preservar minha vida, então peço perdão a todos, e em nome… não em meu nome, mas em nome de Deus, que eu sei que ele é misericordioso, justo… e que Deus possa confortar e consolar o coração de todos” , concluiu o tenente.
Cláudio Dalledone Júnior, advogado que defendeu Henrique nos três dias de júri popular no Fórum da Barra Funda, falou após a absolvição de seu cliente, que “a Justiça prevaleceu” e que o PM “foi colocado em uma situação extrema de vida ou morte. Reagiu e matou para não morrer”.
‘Enterrei me filho pela 2ª vez’, diz mãe de Leandro Lo sobre absolvição do PM na Justiça
Fátima Lo, mãe de Leandro Lo, que acompanhou o julgamento na plateia, gravou um vídeo e postou em sua rede social após os jurados absolverem o tenente que matou seu filho (veja acima). Ela falou que “foi impunidade. Ontem enterrei meu filho pela segunda vez.”
O Ministério Público (MP), responsável pela acusação, informou à equipe de reportagem que irá recorrer da sentença que absolveu Henrique. Segundo o promotor João Carlos Calsavara, o júri foi “complicado”, com possibilidade de ser anulado futuramente, mas sem ainda explicar os motivos para isso.
Leandro tinha 33 anos quando morreu, mesma idade de Henrique atualmente.
Leandro foi campeão mundial de jiu-jítsu por oito vezes. A última conquista, na categoria meio-pesado, foi em 2022, a primeira em 2012, na categoria peso-leve. Nas redes sociais, ele narra os dois títulos como “as duas conquistas mais importantes da carreira”.
LEIA MAIS:
‘Foi impunidade. Enterrei meu filho pela 2ª vez’, diz mãe de Leandro Lo sobre julgamento que absolveu PM que matou no lutador
PM que baleou e matou campeão de jiu-jítsu Leandro Lo é solto em SP
Veja quem é Leandro Lo, o lutador oito vezes campeão mundial
Policial que matou lutador Leandro Lo foi a boate e ao motel após o crime
Conta do Instagram do PM preso é reativada e família protesta
Saiba quem é o lutador Leandro Lo, baleado na cabeça após discussão em SP
.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vento forte faz aeronave arremeter em Congonhas
Noticias38 minutos ago

Vento forte faz aeronave arremeter em Congonhas

Preço da hospedagem em Belém quase triplicou em novembro, diz IBGE
Economia51 minutos ago

Preço da hospedagem em Belém quase triplicou em novembro, diz IBGE

Wenne Alton Davis, atriz que participou de 'Marvelous Mrs. Maisel', morre ao ser atropelada aos 60 anos
Entretenimento54 minutos ago

Wenne Alton Davis, atriz que participou de 'Marvelous Mrs. Maisel', morre ao ser atropelada aos 60 anos

CCJ da Câmara se posiciona a favor de cassação de Carla Zambelli
Política57 minutos ago

CCJ da Câmara se posiciona a favor de cassação de Carla Zambelli

Arrascaeta brilha e Flamengo avança à semi da Copa Intercontinental
Esporte1 hora ago

Arrascaeta brilha e Flamengo avança à semi da Copa Intercontinental

Boca Livre canta Edu Lobo em álbum com produção musical de João Viana
Entretenimento1 hora ago

Boca Livre canta Edu Lobo em álbum com produção musical de João Viana

Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi com restrições
Noticias2 horas ago

Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi com restrições

Carmen Miranda ganha a voz e o corpo de Larissa Manoela em filme que será dirigido por Bruno Barreto em 2026
Entretenimento2 horas ago

Carmen Miranda ganha a voz e o corpo de Larissa Manoela em filme que será dirigido por Bruno Barreto em 2026

Petroleiros aprovam greve nacional a partir de segunda-feira
Economia2 horas ago

Petroleiros aprovam greve nacional a partir de segunda-feira

CCJ do Senado aprova PL Antifacção e texto segue para o plenário
Política2 horas ago

CCJ do Senado aprova PL Antifacção e texto segue para o plenário

Ciclone deixa 2 milhões clientes sem energia em São Paulo
Noticias3 horas ago

Ciclone deixa 2 milhões clientes sem energia em São Paulo

g1 Ouviu #322 – Alceu Valença prepara turnê ’80 Girassóis’ para celebrar suas oito décadas
Entretenimento3 horas ago

g1 Ouviu #322 – Alceu Valença prepara turnê ’80 Girassóis’ para celebrar suas oito décadas

Fed corta juros dos EUA pela 3ª reunião seguida, para a faixa de 3,50% a 3,75% ao ano
Economia3 horas ago

Fed corta juros dos EUA pela 3ª reunião seguida, para a faixa de 3,50% a 3,75% ao ano

CCJ do Senado aprova fim da escala 6×1 e prevê jornada de 36h semanais
Política3 horas ago

CCJ do Senado aprova fim da escala 6×1 e prevê jornada de 36h semanais

Novo PAC: 70,8% dos R$ 1,3 trilhão já foram executados
Noticias4 horas ago

Novo PAC: 70,8% dos R$ 1,3 trilhão já foram executados

Abono salarial, CadÚnico, seguro-desemprego: veja o que muda com o salário mínimo de R$ 1.621
Economia4 horas ago

Abono salarial, CadÚnico, seguro-desemprego: veja o que muda com o salário mínimo de R$ 1.621

Comissão especial da Câmara aprova novo Plano Nacional de Educação
Política4 horas ago

Comissão especial da Câmara aprova novo Plano Nacional de Educação

Senado pede ao STF para suspender liminar do impeachment de ministros
Noticias5 horas ago

Senado pede ao STF para suspender liminar do impeachment de ministros

Fazenda libera ferramenta para as pessoas se ‘autoexcluírem’ das bets
Economia5 horas ago

Fazenda libera ferramenta para as pessoas se ‘autoexcluírem’ das bets

Busca de perfis políticos apresenta falhas em aplicativos da Meta
Política5 horas ago

Busca de perfis políticos apresenta falhas em aplicativos da Meta

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026
Noticias6 horas ago

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

CNI projeta crescimento do PIB de 1,8% em 2026
Economia6 horas ago

CNI projeta crescimento do PIB de 1,8% em 2026

Alcolumbre envia PL da Dosimetria para CCJ; relator é Espiridião Amim
Política6 horas ago

Alcolumbre envia PL da Dosimetria para CCJ; relator é Espiridião Amim

Usuários questionam ‘sumiço’ do perfil de Lula e de outros políticos na busca do Instagram
Noticias7 horas ago

Usuários questionam ‘sumiço’ do perfil de Lula e de outros políticos na busca do Instagram

Wagner Moura aparece em lista do 'The New York Times' com 10 grandes atuações de 2025
Entretenimento7 horas ago

Wagner Moura aparece em lista do 'The New York Times' com 10 grandes atuações de 2025

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional5 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias5 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia5 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política5 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia5 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política5 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia5 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias5 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação5 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional2 meses ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia4 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias5 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional5 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia5 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política5 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política5 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias5 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional5 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política5 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento5 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional5 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento5 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia5 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias5 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias5 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri