Connect with us

Economia

Brasil do 'pleno emprego' vê economia desacelerar: por que isso é considerado positivo por alguns economistas

Published

on

Brasil do 'pleno emprego' vê economia desacelerar: por que isso é considerado positivo por alguns economistas




PIB fica praticamente estável no 3º trimestre
A economia brasileira deu novos sinais de desaceleração, com aumento de 0,1% do PIB (Produto Interno Bruto) no terceiro trimestre deste ano, frente ao segundo trimestre, segundo novos dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (4/12).
Em relação ao mesmo trimestre de 2024, o PIB avançou 1,8%, com crescimento puxado pela agropecuária (alta de 10,1%), indústria (1,7%) e serviços (1,3%). No acumulado de 2025, o PIB cresceu 2,4% em relação ao mesmo período de 2024.
O dado do último trimestre — crescimento de 0,1% — indica que a maior parte do crescimento da economia brasileira neste ano aconteceu no primeiro semestre. No momento atual, a economia está em ritmo mais lento.
Essa desaceleração do Brasil fica mais acentuada se comparada com outros países em desenvolvimento.
A China cresceu a um ritmo anualizado de 4,8% neste ano; a Índia está crescendo a 8,2%.
O crescimento do PIB — que significa que um país está produzindo mais bens e serviços — geralmente está associado a uma economia mais saudável e produtiva, com elevação do bem-estar geral da população.
Quando o PIB cresce, normalmente há mais empregos e melhores salários para todos.
Mas esse não é exatamente o cenário vivido no Brasil atualmente. Apesar de haver mais empregos e melhores salários, muitos economistas estão preocupados que o crescimento econômico acelerado possa causar mais problemas do que benefícios ao país no longo prazo.
Economistas ouvidos pela BBC News Brasil vêem a recente desaceleração como uma boa notícia, que pode ajudar a ajustar outros problemas econômicos atuais, como a expectativa de inflação alta e os juros altos.
“Daqui para frente é muito melhor a gente crescer consistentemente a 2% ou 2,5% ao ano de uma forma sustentável, mas com juro baixo”, afirma Mansueto Almeida, economista-chefe do banco BTG Pactual.
Pleno emprego
A economia brasileira vem crescendo em ritmo acelerado desde o fim da pandemia de covid. Em 2021, o crescimento foi de 4,8% — em um momento em que o país se recuperava da forte contração registrada logo no começo da pandemia.
Mas nos anos seguintes, o crescimento seguiu robusto — a um ritmo de 3% ou superior desde 2022.
Por que o crescimento econômico era bom naquela época, mas é considerado perigoso agora por alguns economistas?
A resposta está no desemprego, explica Almeida.
“Quando estávamos na pandemia, a taxa de desemprego era de 14%. Então tinha muita gente desempregada que precisava ser trazida para o mercado de trabalho. Agora não. Agora o desemprego está em 5,4%”, diz.
Esse índice de desemprego é o que alguns economistas chamam de “pleno emprego” — uma situação em que praticamente todo mundo que quer trabalhar consegue.
Para Rafaela Vitória, economista-chefe do Banco Inter, a taxa baixa de desemprego no Brasil é uma “excelente notícia”.
Mas é justamente em momentos de pleno emprego que o crescimento econômico acelerado pode ser prejudicial.
O aquecimento da economia faz com que as empresas precisem contratar mais empregados para suprir o aumento do consumo. Mas a oferta de mão-de-obra já atingiu o seu limite — não há mais de onde tirar trabalhadores.
Com maior concorrência por trabalhadores, os salários sobem, e isso provoca um aumento geral de custos e preços. E a oferta de bens e serviços na economia não consegue acompanhar o aumento do consumo.
Esse aumento generalizado de preços na economia é a inflação — que pode desfazer todos os ganhos vividos pela população no momento de crescimento, explica Vitória.
“As famílias têm um bem-estar no curto prazo, mas no médio e longo prazo, a inflação tira de volta essa melhora no poder de compra que as famílias ganharam”, afirma.
Para tentar controlar todas essas variáveis, há dois grandes agentes econômicos que trabalham de forma independente entre si — o Banco Central e o governo federal.
O Banco Central pode acelerar ou desacelerar o ritmo da economia através da taxa de juros (a política monetária) — quanto maior o índice, mais lento o crescimento. Já o governo federal pode influenciar na economia com o orçamento e gastos públicos (a política fiscal).
Desde 2024, o Banco Central vem tentando desacelerar o crescimento econômico brasileiro com “doses cavalares” de juro alto, afirma Silvia Matos, coordenadora do Boletim Macro do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV).
“A economia não desacelerou em 2024. Ela demorou muito mais para desacelerar. O Banco Central disse no final do ano que iria subir os juros mais três vezes. Isso é altíssimo em termos de série histórica e mais alto do que qualquer outro lugar no mundo”, afirma.
A desaceleração atual do PIB é um sinal de que essa política de juro alto está tendo o efeito desejado pelo Banco Central, que precisa manter a inflação abaixo de 4,5%, o teto da meta. As expectativas de inflação estão finalmente caindo e existe a esperança de que em 2026 os juros também comecem a cair no Brasil.
Rafaela Vitória, do Banco Inter, afirma que a economia brasileira demorou para se desacelerar porque as políticas monetária e fiscal estão indo em sentidos contrários.
Enquanto o governo federal dava um impulso fiscal na economia, a política monetária do Banco Central tentava conter a aceleração com juros altos.
Mansueto Almeida faz uma analogia: é como se, ao dirigir um carro, o governo estivesse apertando o acelerador, enquanto o Banco Central aperta o freio ao mesmo tempo.
“Vimos um aumento de gasto generalizado. O governo aprovou a PEC da Transição, com cerca de R$ 200 bilhões de gastos adicionais no ano de 2023, principalmente com o Bolsa Família, que tem um orçamento por volta de R$ 70 bilhões”, afirma Vitória.
“Houve a volta da política de crescimento real do salário mínimo, que hoje não é compatível com a nossa capacidade de oferta infelizmente. Esse crescimento real do salário mínimo impacta os benefícios da previdência, principalmente pensões e aposentadoria.”
“Estamos vendo um gasto médio crescendo 5% acima da inflação, bem acima daquele teto teórico do Arcabouço Fiscal, que era de 2,5%. E isso tem turbinado a economia até mais do que a nossa capacidade. Por isso o efeito inflacionário preocupa”, diz Vitória.
Ela afirma que o impulso fiscal do governo ajudou muito no consumo das famílias e permitiu um crescimento robusto do mercado de trabalho, com queda forte no desemprego.
Houve também melhora em alguns indicadores sociais e econômicos.
Dados divulgados pelo IBGE esta semana mostram que a população em situação de pobreza no Brasil é a menor dos últimos 12 anos. Em um ano, entre 2023 e 2024, cerca de 8,6 milhões de brasileiros abandonaram as linhas de pobreza.
O que acontece então a partir de agora?
Os economistas ouvidos pela BBC News Brasil acreditam que o Brasil está chegando a um momento de “pouso suave” da economia — em que a desaceleração é gradual e permite a queda dos juros.
Essa queda de juros é fundamental tanto para melhorar o ambiente de investimentos no Brasil (empresas têm capacidade de tomar empréstimos mais baratos e investir no aumento da produtividade) como no da dívida pública (o governo federal paga menos juro na sua dívida, melhorando as contas públicas).
Os dados de PIB — como os que foram divulgados nesta quinta-feira — são fundamentais para determinar se esse pouso vai continuar sendo suave ou não.
Se em futuras divulgações o PIB surpreender com crescimento acelerado, isso seria um sinal de que a “dose cavalar” de juro alto, citada por Matos, não está funcionando. Espera-se então que o Banco Central adie o movimento de corte de juros hoje aguardado por todos.
Em 2026, os economistas esperam que haverá ainda um impulso fiscal adicional para a economia brasileira, com as novas faixas de isenção de Imposto de Renda que entrarão em vigor, e com aumentos de gastos típicos de anos de eleição.
Mas para o ano seguinte, em 2027, os três economistas ouvidos pela BBC News Brasil acreditam que haverá discussões sobre novos ajustes fiscais a serem feitos pelo governo do candidato que ganhar a eleição de 2026.
“Eu tenho um otimismo com cautela. Eu acho que com a economia crescendo e a atual situação no mercado de trabalho são pontos muito positivos para se comemorar. É possível a gente corrigir o rumo sem gerar uma crise econômica, como aquela que vimos em 2015 e 2016, com desemprego e recessão muito grandes”, disse Rafaela Vitória, do Banco Inter.
“É um copo meio cheio. Eu estou otimista com a atual situação. Mas se não corrigirmos o rumo fiscal, podemos ter uma crise em breve.”
Mansueto Almeida, do BTG Pactual, também vê com bons olhos o patamar atual de crescimento, mas alerta para os desafios.
“Se o Brasil ficar com o crescimento do PIB de 2,5% ao ano de forma consistente, com inflação na meta e juro baixo, isso é um cenário muito bom, porque 2,5% de crescimento do PIB significa um PIB per capita que cresce a 2% ao ano. Mas o grande desafio é desacelerar o crescimento do gasto, trazer a inflação para baixo e ter um cenário de crescimento com juro baixo.”
Brasil está em patamares de “pleno emprego”, em que praticamente todo mundo que quer trabalhar consegue vaga
Getty Images via BBC

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Férias escolares: cinco atividades para estimular as crianças
Lazer8 minutos ago

Férias escolares: cinco atividades para estimular as crianças

Festival de Cinema do Brics começa hoje no Ceará
Noticias15 minutos ago

Festival de Cinema do Brics começa hoje no Ceará

Brasil do 'pleno emprego' vê economia desacelerar: por que isso é considerado positivo por alguns economistas
Economia21 minutos ago

Brasil do 'pleno emprego' vê economia desacelerar: por que isso é considerado positivo por alguns economistas

Congresso aprova diretrizes do Orçamento de 2026 e inclui prazo para pagamento de emendas
Economia21 minutos ago

Congresso aprova diretrizes do Orçamento de 2026 e inclui prazo para pagamento de emendas

Bradesco vai acabar com home office para quase 900 funcionários em 2026
Economia21 minutos ago

Bradesco vai acabar com home office para quase 900 funcionários em 2026

Haddad condiciona apoio financeiro aos Correios a plano de recuperação
Economia21 minutos ago

Haddad condiciona apoio financeiro aos Correios a plano de recuperação

Haddad diz que governo deverá registrar menor inflação da história
Economia21 minutos ago

Haddad diz que governo deverá registrar menor inflação da história

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026
Política22 minutos ago

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

Marinho pede debate sobre escala 6×1 e financiamento de sindicatos
Economia37 minutos ago

Marinho pede debate sobre escala 6×1 e financiamento de sindicatos

Congresso exige exame toxicológico para motoristas de categorias A e B
Política48 minutos ago

Congresso exige exame toxicológico para motoristas de categorias A e B

Estudo mostra que 4 milhões de pessoas estão sob domínio armado no Rio
Noticias1 hora ago

Estudo mostra que 4 milhões de pessoas estão sob domínio armado no Rio

Balança comercial tem pior resultado para novembro desde 2021
Economia2 horas ago

Balança comercial tem pior resultado para novembro desde 2021

No Conselhão, Lula pede fim da escala 6×1 e ações contra o feminicídio
Política2 horas ago

No Conselhão, Lula pede fim da escala 6×1 e ações contra o feminicídio

CPMI do INSS rejeita convocar Lulinha e o ministro Jorge Messias
Noticias2 horas ago

CPMI do INSS rejeita convocar Lulinha e o ministro Jorge Messias

Mesmo com redução parcial do tarifaço, exportações para os EUA ainda caem 28% em novembro; saldo total do mês foi positivo
Economia3 horas ago

Mesmo com redução parcial do tarifaço, exportações para os EUA ainda caem 28% em novembro; saldo total do mês foi positivo

Após derrubar Roblox, Rússia bloqueia FaceTime, da Apple, em ofensiva contra plataformas
Noticias3 horas ago

Após derrubar Roblox, Rússia bloqueia FaceTime, da Apple, em ofensiva contra plataformas

Gilmar nega blindagem do STF e diz que Lei do Impeachment “caducou”
Noticias3 horas ago

Gilmar nega blindagem do STF e diz que Lei do Impeachment “caducou”

Petrobras e Shell arrematam áreas no pré-sal por R$ 8,8 bilhões
Economia4 horas ago

Petrobras e Shell arrematam áreas no pré-sal por R$ 8,8 bilhões

Lembra dele? Meme da Guiana foi o que mais bombou no Google em 2025; veja o top 10
Noticias4 horas ago

Lembra dele? Meme da Guiana foi o que mais bombou no Google em 2025; veja o top 10

Réveillon de Copacabana terá shows de Gilberto Gil e Ney Matogrosso
Noticias4 horas ago

Réveillon de Copacabana terá shows de Gilberto Gil e Ney Matogrosso

Após pressão do agro, governo suspende temporariamente lista que considerava tilápia espécie invasora
Economia5 horas ago

Após pressão do agro, governo suspende temporariamente lista que considerava tilápia espécie invasora

CPMI do INSS convoca dono do Banco Master e governador Zema
Política5 horas ago

CPMI do INSS convoca dono do Banco Master e governador Zema

Nova certidão retificada traz alívio a famílias de vítimas da ditadura
Noticias5 horas ago

Nova certidão retificada traz alívio a famílias de vítimas da ditadura

Álbum de Elis Regina comprado por Rosalía no Rio livrou a cantora de ser vista como ultrapassada em 1970
Entretenimento6 horas ago

Álbum de Elis Regina comprado por Rosalía no Rio livrou a cantora de ser vista como ultrapassada em 1970

Reencontro de Roberto Carlos e Jorge Ben Jor em especial atiça memórias da juventude roqueira na turma da Tijuca
Entretenimento6 horas ago

Reencontro de Roberto Carlos e Jorge Ben Jor em especial atiça memórias da juventude roqueira na turma da Tijuca

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional5 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias5 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia5 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política5 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia5 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política4 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia5 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias5 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação5 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional2 meses ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia4 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias5 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional5 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia5 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política5 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política5 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias5 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional5 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política5 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento5 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional5 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento5 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia5 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias5 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias5 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri