Connect with us

Economia

BYD Yuan Pro chega ao Brasil por R$ 182.800; vale investir no SUV elétrico de entrada da marca?

Published

on

Spread the love




SUV compacto ocupa uma faixa de preço entre o Dolphin Plus e o Yuan Plus. Montadora quer incomodar versões topo de linha de Hyundai Creta, VW T-Cross e até os eletrificados mais caros, como Toyota Corolla Cross Hybrid. BYD Yuan Pro é o menor SUV da marca e chega por R$ 182.800.
Divulgação/BYD
A BYD lançou nesta quinta-feira (5) o seu mais novo SUV elétrico, o Yuan Pro. O carro chega ao país por R$ 182.800, para preencher a lacuna de preço existente entre o Dolphin Plus e o Yuan Plus.
O Yuan Pro vem em versão única, e o preço de lançamento será praticado até 10 de setembro. Ele é o SUV elétrico mais barato do Brasil.
As versões de veículos da BYD seguem a esta lógica: a Pro costuma ser um veículo menor e mais barato, enquanto a Plus serve para os maiores, mais requintados e potentes.
Na família Yuan, o primeiro a chegar ao país foi o Plus, que tem uma diferença considerável de porte. Ele bate de frente com SUVs médios, casos de Toyota Corolla Cross e Jeep Compass. Já o Yuan Pro chega para rivalizar em medidas com Hyundai Creta e companhia.
LEIA MAIS
Consumo de combustível nas alturas? Pode ser filtro de ar entupido; veja o que fazer;
Shineray Storm 200 chega por R$ 18.990 para roubar vendas da Honda Bros e Yamaha Crosser
VÍDEO: testamos a primeira Tesla Cybertruck do Brasil, ao lado de Danielzinho Grau
Onde o Yuan Pro se encaixa?
Considerando a gama de veículos elétricos da marca chinesa disponíveis por aqui, faz sentido a inserção do Yuan Pro. Entre a versão topo de linha do hatch Dolphin Plus e o valor do SUV Yuan Plus havia uma distância de R$ 51 mil.
Após o reajuste do preço de lançamento, o Yuan Pro vai trabalhar para o público nesta faixa, abaixo dos R$ 200 mil.
BYD Yuan Pro tem luzes de LED também na traseira. Porta-malas é de apenas 265 litros
Divulgação | BYD
É um intervalo competitivo, com campeões de venda entre SUVs compactos e versões intermediárias dos utilitários de porte médio.
O Volkswagen T-Cross Highline, por exemplo, custa R$ 180.690. O Hyundai Creta Ultimate 2.0, R$ 187.890. Já o Toyota Corolla Cross XRV Hybrid, um eletrificado, sai por R$ 202.690.
Veja abaixo a faixa de preços em que o Yuan Pro se coloca:
VW T-Cross Highline: R$ 180.690
BYD Yuan Pro: R$ 182.800
BYD Dolphin Plus: R$ 184.800
Hyundai Creta Ultimate: R$ 187.890
Jeep Compass Longitude: R$ 200.990
Toyota Corolla Cross XRV Hybrid: R$ 202.690
BYD Yuan Plus: R$ 235.800
Dimensões
Com 4,31 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,67 m de altura e 2,62 m de distância entre-eixos, o Yuan Pro é 14 cm mais curto, 4 cm mais estreito, 6 cm mais alto e tem entre-eixos 10 cm menor que o Yuan Plus.
BYD Yuan Plus e BYD Yuan Pro são os dois elétricos da marca chinesa, com dimensões bem diferentes
Initial plugin text
Desta forma, as medidas são muito semelhantes ao do SUV da Hyundai, o Creta, que tem 4,30 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,62 m de altura e 2,61 m de entre-eixos.
Initial plugin text
Na frente, faróis afilados são acompanhados de luzes diurnas de LED que contornam a parte inferior da peça. No centro da grade, o logo da fabricante aparece sob um fundo black piano, de plástico e bastante brilhante. Logo abaixo, um aplique plástico prateado separa a porção superior da grade inferior.
Confira mais detalhes do BYD Yuan Pro
Abaixo, duas entradas de ar em formato trapezoidal são contornadas por um elemento de design que tem a mesma cor da carroceria. E ao lado, nas extremidades do para-choque, surgem duas entradas de ar que dão um ar de esportividade para o veículo.
Na lateral, chama a atenção o desenho da porta, que tem um ângulo praticamente igual ao do Hyundai Creta, lembrando bastante o utilitário da marca coreana quando visto de perfil.
O recorte das portas dianterias de Hyundai Creta e Yuan Pro são similares
Initial plugin text
Já na traseira, a comparação com o CAOA Chery Tiggo 8 é inevitável. O formato, posição do logo e também desenho da tampa traseira são inegavelmente similares. O desenho interno das lanternas, por outro lado, tem um estilo único, fazendo referência ao estilo “tribal” que já é característico da marca, como é possível ver no Dolphin.
Initial plugin text
Bagageiro, o calcanhar de Aquiles do Yuan Pro
Quem pensa em comprar um SUV, normalmente está à procura de uma posição mais alta de dirigir, um espaço interno generoso e um bagageiro decente. As duas primeiras características estão presentes no Yuan Pro, mas a última nem tanto.
O bagageiro do Yuan Pro é menor que o do Dolphin. A litragem é inferior também à do Creta e do Corolla Cross, por exemplo.
Confira abaixo:
Yuan Pro: 265 litros;
Yuan Plus: 312 litros;
Dolphin Plus: 345 litros;
Hyundai Creta: 422 litros;
Toyota Corolla Cross Hybrid: 440 litros.
Elétrico para a cidade
O Yuan Pro possui bateria de 45 kWh, uma capacidade mediana. O Dolphin Plus e o Yuan Plus são equipados com bateria de 60 kWH. Assim, a autonomia e desempenho do Yuan Pro é pior do que os outros dois carros da BYD.
Com sua bateria, o Yuan Pro oferece apenas 250 quilômetros de autonomia. Yuan Plus e Dolphin Plus entregam, respectivamente, 294 km e 330 km. Com um alcance menor que os rivais, é possível que o Yuan Pro se mostre um veículo mais apto para trechos urbanos do que rodoviários.
Com proposta híbrida, ou seja, unindo eletricidade com um motor a combustão, o Toyota Corolla Cross XRV tem autonomia de 637 km. Apesar de não ser 100% elétrico, o SUV da marca japonesa tem a vantagem de ser flex.
Quanto ao desemprenho, o Yuan Pro tem 177 cv de potência e 29 kgfm de torque. O Yuan Plus e o Dolphin Plus disponibilizam 204 cv e 31 kgfm.

De acordo com dados informados pela montadora, o carro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos e a velocidade máxima é de 160 km/h. O Dolphin Plus cumpre a mesma prova até os 100 km/h em 7 segundos.
Em corrente alternada de 220V, o BYD Yuan Pro carrega em até 6,6 horas. Já nos carregadores rápidos, é possível carregar até 80% da bateria em uma hora.
Cabine de bom-gosto
A cabine do Yuan Pro tem acabamento e equipamentos na medida certa. Não é minimalista ao extremo, como os elétricos da Tesla, e também não é cheia de botões como os Jeep e Toyota.
O acabamento das portas e painel não possuem rebarbas e os bancos, que possuem comando elétrico para motorista e passageiro da dianteira, são confortáveis e encaixam bem o corpo de uma pessoa de tamanho médio. O baú, que compõe o apoio de braço no console central, é grande, mas não tem tomada USB para carregamento de celular.
Para esta função, o carro é equipado com duas entradas USB na dianteira, na parte de baixo, compondo um console central de dois níveis. Nesse nicho existe uma entrada USB e outra USB-C, além de uma tomadinha tradicional de 12V. Na parte superior deste mesmo console, há o carregador por indução.
E quem vai atrás também conta com uma tomada USB e outra USB-C. A única coisa que faltou, para aumentar o conforto climático de quem vai no banco traseiro, foi uma saída de ar-condicionado.
O Yuan Pro vendido na China não tem apoio de braço central no banco traseiro. Aqui, o apoio de braço vem ainda com dois porta-copos. Mas o Yuan Pro chinês vem equipado com teto-solar panorâmico, com vidro fixo.
Uma característica marca todos os carros da BYD: a tela multimídia que pode ficar posicionadas tanto na vertical quanto na horizontal. Na vertical, ela só funciona se o Android Auto ou Apple CarPlay não estiverem conectados. Caso contrário, ela fica na posição tradicional. O tamanho da tela é aquele que já se tornou habitual nos carros da marca: 12,8 polegadas.
A vantagem do Yuan Pro frente ao Yuan Plus é possuir um painel de instrumentos de 8,8 polegadas, bem mais harmonioso com a cabine e com informações mais claras. O do Yuan Plus é de apenas 5 polegadas.
Initial plugin text
Apesar de tudo isso, a BYD deixou de fora da lista de equipamentos do Yuan Pro tecnologias mais avançadas de assistência ao motorista. O SUV vem equipado apenas com piloto automático, controle de estabilidade e tração, câmera de ré, câmera 360º e assistência de partida em rampa.
Não há piloto automático adaptativo, sistema de monitoramento em faixas e frenagem autônoma de emergência.
Além dos já citados, estão entre os equipamentos mais relevantes:
Acendimento automático dos faróis;
Volante multifuncional;
Banco de couro;
Iluminação interna multicolor;
Direção com assistência elétrica;
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro;
Chave presencial;
Ajuste de altura e distância do volante.
Sem surpreender em termos de equipamentos, nem em autonomia ou desempenho, o Yuan Pro acaba se mostrando uma opção para quem faz questão de ter um SUV elétrico e não pode (ou não quer) pagar mais de R$ 200 mil.
Se uma posição mais alta para dirigir não for uma prioridade, a opção mais barata e racional é o Dolphin, que tem mais espaço para bagagem e autonomia que o Yuan Pro.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia3 minutos ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Últimas Noticias4 minutos ago

Unidades de conservação do RJ são reabertas após queda nos incêndios 

Internacional11 minutos ago

O que se sabe sobre a autoria dos ataques ao Hezbollah no Líbano

Política40 minutos ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Economia1 hora ago

Corte de juros nos EUA veio um pouco atrasado, diz Haddad

Últimas Noticias1 hora ago

Internações por doenças respiratórias aumentam quase 28%

Internacional1 hora ago

Venezuela quer prender Javier Milei

Política2 horas ago

Copom aumenta Selic pela primeira vez no governo Lula e taxa vai a 10,75% | Economia

Entretenimento2 horas ago

Morre José Mauro, artista carioca cujo som ecoou nas pistas de DJs ingleses

Economia2 horas ago

Políticos e entidades criticam elevação de juros básicos

Últimas Noticias2 horas ago

Indígenas sofrem com incêndio em área próxima a parque de Brasília

Internacional2 horas ago

ONG argentina solicita ordem de captura contra Maduro

Entretenimento3 horas ago

Ed Sheeran vai ao Maracanã para ver Fluminense x Atlético-MG pela Libertadores: ‘Amazing’

Política3 horas ago

Quaest em Vitória: Lorenzo Pazolini varia positivamente para 53%; João Coser oscila negativamente para 15%

Economia3 horas ago

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

Últimas Noticias3 horas ago

Dólar cai para R$ 5,46 após redução de juros nos EUA

Internacional3 horas ago

Judoca sérvio é suspenso após fazer sinal da cruz em Paris

Política4 horas ago

Quem são os candidatos alvos de mandados de prisão em aberto e o que eles dizem | Eleições 2024

Entretenimento4 horas ago

Grupo Racionais MC’s e rapper capixaba Budah representam o Brasil entre os indicados ao BET Hip Hop Awards 2024

Entretenimento4 horas ago

Rock in Rio 2024: onde assistir à transmissão dos shows ao vivo e online

Economia4 horas ago

Lula sanciona lei que autoriza fundo de aviação a emprestar dinheiro para companhias aéreas

Últimas Noticias4 horas ago

Barroso diz que alegação de inocência de réus do 8 de janeiro é “mito”

Internacional4 horas ago

EUA impõe sanções ao Irã por repressão após morte de jovem

Política5 horas ago

É #FAKE que o voto nas eleições de 2024 valerá como prova de vida para o INSS

Economia5 horas ago

Em meio a queimadas, Câmara aprova projeto que facilita licitações durante estado de calamidade | Política

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Brasil1 mês ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional7 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Brasil1 mês ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Brasil1 mês ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Brasil1 mês ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Entertainment7 anos ago

The final 6 ‘Game of Thrones’ episodes might feel like a full season

Brasil1 mês ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Internacional7 anos ago

According to Dior Couture, this taboo fashion accessory is back

Esporte3 semanas ago

Inter e Ferroviária ficam no 1 a 1 nas quartas do Brasileiro Feminino

Entretenimento2 semanas ago

Prêmio da Música Brasileira enfim entende que rock difere de pop e que reggae não pode concorrer com rap

Internacional2 semanas ago

Israel eliminou comandante do Hamas que planejou massacre

Economia3 semanas ago

Expointer, uma das feiras mais importantes do agronegócio brasileiro, está de volta no RS | Jornal Nacional

Entretenimento2 semanas ago

James Darren, ator de ‘Túnel do Tempo’ e ‘Jornada Nas Estrelas’, morre aos 88 anos

Esporte2 semanas ago

Rio de Janeiro recebe Abertura do Mundial Universitário de Praia

Política3 semanas ago

Lula recebe atletas olímpicos no Palácio do Planalto

Política3 semanas ago

Mais de 200 candidatos usam os nomes de Lula ou Bolsonaro nas eleições de 2024

Economia3 semanas ago

Taxação de ‘big techs’: governo vê ‘maturidade’ no debate, mas não conta com arrecadação para 2025, diz secretário | Economia

Últimas Noticias1 mês ago

Primeira etapa de provas ocorreu sem intercorrências, diz ministra

Internacional1 mês ago

Governo americano pressiona por cessar-fogo entre Gaza

Política3 semanas ago

Quaest em Rio Branco: Jarude, Bocalom, Dr. Jenilson e Marcus Alexandre empatam tecnicamente em rejeição

Entretenimento3 semanas ago

Joyce Moreno e Jards Macalé mandam um segundo ‘abraço’ de João Gilberto

Economia2 semanas ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Política3 semanas ago

Cotado para presidir BC, Galípolo antecipa volta a Brasília e fica de 'sobreaviso' a pedido de Lula

Entretenimento3 semanas ago

Seu Jorge, Marina Sena, Pabllo Vittar, BaianaSystem e Planet Hemp brilham na pluralidade do Festival Zepelim 2024

Internacional4 semanas ago

Soldado da Coreia do Norte deserta e foge para o sul