Published
44 minutos agoon
By
O setor varejista de São Paulo vai abrir cerca de 15 mil novos postos de trabalho entre outubro e dezembro para o período de vendas de fim de ano, de acordo com estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Contudo, o número será menor do que os 20 mil que foram abertos no mesmo período do ano passado.
Segundo ainda os cálculos da entidade, embora o número de vagas deva crescer entre 2% e 3% na comparação ao último trimestre de 2024, as demissões vão se elevar entre 4% e 5%, acima da média do ano passado.
O saldo menor de vagas, conforme aponta a FecomercioSP, será resultado da substituição de mão de obra, algo que a entidade já afirma ser um fator estrutural no mercado brasileiro. Além disso, também será reflexo das expectativas mais baixas do varejo para 2026.
“A dinâmica é espelho da própria economia do país, neste momento. Uma expansão mais lenta, sustentada pelo consumo e pelo mercado de trabalho, mas com juros altos, crédito restrito e atividade já com indícios de desaceleração”, afirma a FecomercioSP em nota.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/q/p/gBdgf7SbARDw43arB68A/vendedor-de-chinelos-arruma-mostruario-em-loja-na-tradicional-area-de-compras-do-saara-no-centro-do-rio-de-janeiro-tomaz-silva-agencia-brasil.webp)