Published
5 minutos agoon
By

Cerca de 30% dos cursos de Medicina do Brasil tiveram desempenho abaixo do esperado no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação na última segunda-feira (19) e estão disponíveis na tabela abaixo.
Dos 350 cursos avaliados, 107 ficaram com notas 1 e 2 e devem sofrer sanções, como suspensão de vestibulares e restrições de acesso a programas de financiamento estudantil a partir de 2026. Além disso, apenas 30 faculdades alcançaram nota máxima — conceito 5.
O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) é o novo critério do Ministério da Educação (MEC) para medir a qualidade da formação médica no Brasil. A proposta gerou divergência entre conselhos profissionais da área e representantes de instituições privadas de ensino superior no final do ano passado, mas foi oficializada.
A partir de agora, a prova substitui o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de Medicina. Ela será aplicada anualmente por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais e competências profissionais esperadas de futuros médicos.
Segundo dados preliminares do MEC, mais de 96 mil estudantes participaram desta primeira edição do exame, que abrangeu concluintes e profissionais já formados que pretendem usar o resultado da avaliação para seleção em residências médicas.